首页 >  土人新闻 >  媒体报道 >  正文

NOVOPERFIL: 俞孔坚首次在葡萄牙出席NBS城市峰会

2024-03-14 来源:NOVOPERFIL


O evento, que conta com o apoio do município através da Águas e Energia do Porto, reunirá líderes, especialistas, investigadores e profissionais para partilhar investigação de vanguarda e inovações no âmbito das Soluções Baseadas na Natureza - Nature Based Solutions (NBS) e do desenvolvimento urbano sustentável.


A ANCV acaba de anunciar a presença do renomado arquiteto paisagista Kongjian Yu como convidado especial no aguardado NBS Summit Urban Edition.


Doutorado pela Harvard GSD (1995), decano da College of Architecture and Landscape Architecture Peking University e fundador da Turenscape — um dos mais proeminentes estúdios de arquitetura paisagista da China, com mais de 500 colaboradores — Yu tornou-se numa das mais importantes e visionárias figuras da transformação urbana das cidades contemporâneas. A par da sua vasta prática projetual que procura integrar soluções conjuntas entre elementos tradicionais e contemporâneos chineses, Yu é igualmente reconhecido por ter desenvolvido o conceito de design ecológico Sponge City. Ao longo de sua carreira, Yu foi galardoado com inúmeras distinções, das quais se destacam o IFLA Sir Geffrey Jellico Award (2020), e Oberlander International Landscape Architecture Prize (2023) — o mais alto reconhecimento da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas. Até à data, Yu desenvolveu mais de 600 projetos construídos em mais de 200 cidades, principalmente no continente asiático.


O arquiteto paisagista Kongjian Yu é o convidado especial do evento.


Na sua primeira edição, o NBS Summit apresenta-se como “plataforma interdisciplinar de excelência, dedicada à partilha de conhecimento e discussão sobre Soluções Baseadas na Natureza aplicadas ao território urbano”, divulga a organização.


Desenvolvido para “maximizar a interação e o conhecimento”, este evento “proporciona uma oportunidade única para descobrir os últimos avanços tecnológicos e soluções práticas que moldam o desenvolvimento urbano sustentável e as perspetivas de mercado globais. Ao investigar de que forma a arquitetura, a engenharia e outras especialidades podem desempenhar papéis cruciais na realização das metas europeias de desenvolvimento sustentável em contexto urbano, o NBS Summit propõe-se a ser o impulsionador de ideias e inovações que conduzirão ao futuro sustentável das nossas cidades, revelando possíveis estratégias para acelerar o progresso do setor da construção em Portugal rumo a esses objetivos”, lê-se em nota de imprensa.


Durante os dois dias de evento, os participantes terão acesso a painéis de discussão interativos com convidados de destaque de vários setores, master classes especializadas conduzidas por peritos em temáticas especificas, e visitas a obras que destacam a implementação bem-sucedida de Soluções Baseadas na Natureza. Reconhecendo a importância da academia no avanço tecnológico, o evento contará ainda com um call for papers (cujas candidaturas terminam a 18 de março), potenciando a apresentação e a partilha de inovações científicas.


Mais informações e Programa do NBS Summit Urban Edition


Source:https://novoperfil.pt/Artigos/544148-NBS-Summit-Urban-Edition.html